Soundpainting 04

Soundpainting 04

Vamos conhecer o sinal MINIMALISMO:

Com o sinal MINIMALISMO os/as performers tem uma liberdade maior para escolher o conteúdo do que irão tocar, se comparado com NOTAS LONGAS e ATAQUES onde a escolha está restrita na escolha de um único tom dentro de um determinado registro.

Como resposta ao sinal de MINIMALISMO cada membro/a do grupo deve criar um motivo musical simples, com poucas notas e um ritmo claro e estável. Qualquer tipo de sonoridade, em qualquer registro, pode ser utilizada.

Uma vez definido o conteúdo de cada MINIMALISMO individual o mesmo deve ser tocado sempre da mesma forma. É muito importante que cada um mantenha seu ostinato de forma consistente e não tente sincronizar com algo que outra pessoa esteja tocando!

Para reforçar a instrução de continuar com a mesma sonoridade você como soundpainter pode utilizar o sinal CONTINUE, que é apresentado da seguinte forma:

Fica a cargo do/a soundpainter definir se haverá alguma modificação. Por exemplo, é possívelalterar andamento através do sinal MODIFICADOR DE TEMPO, que é apresentado da seguinte forma:

Formando a letra T de “tempo” ao cruzar uma mão em frente ao ante-braço oposto, você indica que haverá alteração de andamento. Dê um passo à frente mantendo a forma de T entre os braços para criar alterações de andamento enquanto o grupo toca: movendo a mão para cima (em direção da mão oposta) você cria o efeito de um accelerando; movendo a mão para baixo (em direção ao cotovelo) você cria o efeito de um ritardando.

Você pode também criar mudanças abruptas de andamento mostrando o sinal MODIFICADOR DE TEMPO com as mãos em uma determinada posição como preparação e então mostrado o sinal TOCAR. Dessa forma o grupo fará uma mudança imediata de um andamento para outro. O quão rápido ou lento será depende da interpretação de cada um, o objetivo não é que todos mantenham exatamente o mesmo tempo.

Modificações de dinâmica (MODIFICADOR DE VOLUME) e altura (TOM ACIMA/ABAIXO) como vimos nos posts anteriores também funcionam muito bem no contexto de MINIMALISMO

A cada vez que o sinal é reapresentado pelo/a soundpainter deve-se criar um novo ostinato.

Comments are closed.